Pensei em criar esse blog, depois que minha filha ficou doente e peregrinou por vários hospitais da cidade,até ser diagnosticada com Hipertensão Intracraniana, ou pseudotumor cerebral. Quem quiser saber o que é, há várias comunidades no Facebook onde conversamos sobre o assunto, que não será o deste blog.



Nessa experiência, passamos a viver dentro de hospitais, aprender a dividir o quarto com outro paciente, alterar todas as rotinas.



Uma das fugas pra agüentar a pressão, era escrever.



E são meus escritos que quero compartilhar com todos aqueles que se interessarem.



sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O abandono do paciente do lado

A família
A diferença que faz pro paciente ter ou não ter alguém da família por perto é algo.
Nessas 8 internações que a Mari teve, e nas que eu já tive e vi amigos tendo, se tem um familiar, o tratamento é muito mais humano. Coisa mais triste ver velhinhos abandonados à própria sorte, com médicos frios, que passam à noite e perguntam pro pobre infeliz se está bem, se fez xixi, e a criatura responde que sim e eles vão embora.  Tu passou o dia ali e viu que não foi nada disso. A velhinha tá perdendo a noção de tempo  e pensa que hoje é anteontem.
As famílias pagam gente suja, mal cuidada, ignorante, pra ficar tomando conta desses pacientes. Que tipo de pessoas são  essas que não tem respeito pelos seus entes queridos, pelos seus familiares mais velhos? Eu não agüento. Me meto, falo o que realmente está acontecendo, pois acho uma desumanidade.
Nessas passagens,  já vi gente morrer. É horrível.
Não entendo como os médicos vão ficando tão frios.
Uma paciente estava com câncer generalizado e não conseguia engolir direito. Mandaram a família fazer fono. A profissional cobrava na porta do quarto, pilhas de notas de 50, porque eles pagavam várias sessões. A coitada morreu dois dias depois. Quase morrendo e mandavam ficar assoprando canudinho!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário